Edições anteriores

20º Prêmio CNT de Jornalismo


A grande vencedora foi série de reportagens “Fora dos Trilhos: as Revelações do Cartel Ferroviário no Brasil”, de Catia Rejane Leite Seabra, Julianna Sofia, Dimmi Amora e Flávio Ferreira, da Folha de S.Paulo.

​​A 20ª edição, realizada em 2013, deu R$ 90 mil em prêmios e teve, como grande vencedora, a série de reportagens "Fora dos trilhos: as revelações do cartel ferroviário no Brasil", do jornal Folha de S.Paulo.

A reportagem trouxe a público a lista inédita de empresas envolvidas no cartel e detalhou como funcionava o esquema de corrupção na contratação de empresas que atuam no transporte ferroviário em São Paulo e no Distrito Federal.

Confira abaixo todos os vencedores:


Grande Prêmio

"Fora dos Trilhos: as Revelações do Cartel Ferroviário no Brasil" – Folha de S. Paulo

Autoria: Catia Rejane Leite Seabra, Julianna Sofia, Dimmi Amora e Flávio Ferreira

Resumo: a revelação de um esquema de corrupção na contratação de empresas que atuam no transporte ferroviário de passageiros em São Paulo e no Distrito Federal. A série trouxe a público a lista, até então inédita, das cinco empresas envolvidas no cartel e detalhou como funcionava o esquema.


Impresso

"Celeiro em Xeque" – O Globo

Autoria: Henrique Gomes Batista e Daniele Nogueira

Resumo: uma viagem de três dias na boleia de um caminhão entre Sinop, no Mato Grosso, e o Porto de Paranaguá, no Paraná, revelou os principais problemas logísticos enfrentados para escoar a produção agrícola.


Internet

"Cidades Possíveis" – Diário de Pernambuco

Autoria:  Ana Cláudia Dolores Meneses Bezerra

Resumo: o trabalho apresenta as soluções implantadas por duas grandes cidades colombianas – a capital Bogotá e Medellín – para o problema da mobilidade nos grandes centros populacionais.


Televisão

"Brasil: Quem Paga é Você" – TV Globo

Autoria: Ana Pessoa, André Alaniz, André Modenesi, Bernardo Medeiros, Cláudio Guterres, Gustavo Visconti, Paulo Zero, Sônia Bridi e Tiago Ornaghi

Resumo: as reportagens da série  revelaram o absurdo da falta de projetos para a execução de obras de infraestrutura no Brasil, os gargalos que ainda travam o desenvolvimento do país e como o dinheiro público é desperdiçado.


Fotografia

"Violência no Trânsito" – O Tempo

Autoria: João Godinho

Resumo: o fotógrafo, uma repórter e o motorista seguiam por uma das principais ligações entre o centro e a região norte da capital mineira, quando foram surpreendidos pela imprudência de outro motorista. O fotógrafo fez a imagem do veículo. Logo depois, o motorista sacou uma arma e atirou no carro do jornal.


Rádio

"Roubo de Cargas: mais um Custo Brasil" – Rádio Gaúcha

Autoria: Cid Martins e Giane Heidrich Guerra

Resumo: o trabalho revelou levantamento exclusivo da polícia sobre roubo de cargas no Rio Grande do Sul, mostrando o prejuízo desse tipo de crime no Estado, inclusive o aumento do preço dos produtos que chegam ao consumidor.


Prêmio Especial Meio Ambiente e Transporte

"Aeromóvel" – GloboNews

Autoria: Klara Lavinas Raunheitti Duccini, André Trigueiro, Aline Peres, Marcus Vinicius, Vladimir Ribeiro, Carlito Chagas e Renato Ferreira

Resumo: a equipe acompanhou a linha de montagem do aeromóvel, que tem tecnologia 100% nacional e passou a funcionar em Porto Alegre (RS). O veículo é uma espécie de trem movido a ar e utilizado para o transporte coletivo de passageiros.​


Jurados:

Mariana Godoy, Globo News
Cyro Martins, Rádio Gaúcha
Juca Varella, fotógrafo da Folha de S.Paulo
José Vicente Caixeta Filho, doutor em engenharia de transporte
Nélia Rodrigues Del Bianco, jornalista e doutora em comunicação

Fotos